Cirurgia Vascular

Pré-operatório | Pós-operatório

 

ORIENTAÇÕES PARA CIRURGIA DE VARIZES
Pós-operatório

Dr. Hussein Amin Orra – CREMESP 78313
Dra. Adriana Fudaba Orra – CREMESP 84410

 
CURATIVO:
 
- Manter as faixas e as compressas até o 3º dia após a cirurgia (cuidado para não molhá-las no banho ).
No 3º dia retirar as faixas e as compressas, mantendo os esparadrapos; tomar banho normalmente. Os esparadrapos (que são pontos falsos) serão retirados pelo médico no retorno ao ambulatório. Nesta fase, hematomas nas pernas são esperados. As faixas e compressas podem ter sangue grudado. Isto é normal.
Nenhum creme deverá ser passado nos hematomas até o retorno.
 
- Pacientes submetidos à retirada da veia safena devem fazer, diariamente, curativo na incisão da virilha, limpando bem com água limpa e sabão neutro, cobrindo com gaze e esparadrapo.

- Áreas com diminuição da sensibilidade e, às vezes, um pouco de dor em determinados locais são esperados e, normalmente, são transitórios.
   
REPOUSO:
 
- O repouso com os membros inferiores elevados deve ser observado atentamente a fim de diminuir o aparecimento de hematomas e dores no pós-operatório. Durante o repouso deve-se manter a movimentação ativa do pé. Deve-se evitar a colocação de travesseiros e/ou cobertores sob as pernas. Esta prática leva a dores em região lombar que podem irradiar para as pernas. Além disto, os joelhos ficam sem apoio e, conseqüentemente, podem doer. O ideal é colocar calços sob os pés da cama.
 
- No primeiro dia após a cirurgia o paciente deve manter repouso no leito com as pernas elevadas, podendo andar até o banheiro.
 
- A partir do segundo dia da cirurgia:
Andar 5 minutos a cada hora de repouso, evitando permanecer parado em pé; acrescentar 1 (um) minuto a cada dia de pós-operatório, até o máximo de 10 minutos para cada hora de repouso que deve ser observado até o retorno ao ambulatório.

- Evitar escadas e carregar pesos.
 
- O repouso, normalmente, estende-se por 15 dias, estando o paciente apto a retornar às suas atividades com o uso de meia elástica de média compressão. Alguns casos podem requerer mais tempo, porém, são exceções.
  
ALIMENTAÇÃO:
 

-Não há restrições do ponto de vista cirúrgico.
  
MEDICAÇÃO:
 

-Além das medicações habituais de cada paciente será passada, pela equipe, receita médica com medicações específicas.
   
ATESTADO:
 

-Para pacientes que necessitem de afastamento de seus empregos será dado atestado (15 dias a contar da data da cirurgia) na alta ou no retorno ambulatorial.
  
EM CASO DE URGÊNCIA:
 
-Ligar imediatamente para o consultório onde foi atendido (a) ou dirigir-se ao hospital onde foi operado (a), ao pronto-socorro, para que nossa equipe seja rapidamente localizada.