Cirurgia Vascular

Pré-operatório | Pós-operatório

A cirurgia vascular é a especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento das doenças que acometem os vasos sangüíneos e linfáticos, com exceção aos vasos intracranianos e os cardíacos.

A angiologia é a parte clínica da especialidade.

Trata-se de uma área de atuação relativamente nova, com grande avanço durante a segunda guerra mundial em função do número de pessoas com ferimentos que apresentavam comprometimento das estruturas vasculares.

O comprometimento do sistema circulatório pode ser dividido, didaticamente, em: venoso, arterial e linfático.

- No sistema venoso o comprometimento pode ser por oclusão, inflamação ou mau funcionamento das válvulas venosas que levam a dilatação dos vasos resultando nas conhecidas varizes.

- A doença arterial pode ser causada por oclusões e dilatações cujos sintomas dependem da região acometida e do grau de comprometimento.

- Os problemas linfáticos podem ser de origem infecciosa, como a erisipela (inflamação da pele por infecção), oclusiva (obstrução dos vasos) ou refluxo.

A especialidade é muito ampla e as doenças vasculares podem levar aos mais diversos sintomas.

Para a detecção e prevenção o melhor remédio é consultar-se periodicamente com o seu médico cirurgião vascular, pois ele tem em mãos as vantagens dos avanços tecnológicos voltados para um procedimento cada vez mais seguro e menos invasivo.

Para saber mais, você pode acessar nosso link de artigos onde falaremos das principais doenças da especialidade e suas peculiaridades.